História da Paxtur

DÉCADA DE 70

Em 1979, dois sócios, ambos com uma vasta experiência no ramo do Turismo e um elevado conhecimento, já nessa altura, do nicho de mercado que é o “Turismo Religioso”.

DÉCADA DE 80

Desde a sua abertura, a agência veio a tornar-se no primeiro operador português de peregrinações, dedicando cerca de 75% da sua actividade a clientes que se deslocavam, por todo o mundo, com intuitos religiosos.

Apesar da forte concentração na área do Turismo Religioso, a organização de viagens de lazer ou cultura ou até mesmo a venda de alojamento ou a viagem sempre fizeram parte do portefólio da empresa, que nunca descurou estes aspectos do turismo. 

As participações profissionais em Feiras Internacionais de Turismo tornaram-se habituais.

A quase totalidade do negócio era obtida através uma acção directa, e no terreno, dos comerciais que, por todo o território nacional, difundiam os serviços da empresa .

A Paxtur passa a ser integrante da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens) e da IATA (Internacional Air Transport Association) passando assim a ter permissão para venda de bilhetes de avião para todas as companhias do mundo que desta última fizessem parte.

DÉCADA DE 90

Consequência da experiência que tinha a ser adquirida por todos os anos de trabalho, a imagem da empresa foi sido cimentada no mercado nacional.

Através da implementação de novas tecnologias (sistemas de reservas on-line e outras) foi possível rentabilizar o trabalho do número de funcionários existentes (e até aumentá-lo) fazendo assim crescer os volumes de facturação e a capacidade da empresa de lidar com um elevado número de pessoas e grupos. Foram pela empresa organizados os primeiros congressos e reuniões profissionais (médicos, entre outros) e alguns eventos religiosos de grande dimensão o que levou a que a Paxtur organizasse eventos com mais de 900 pessoas.

Fazendo uso da experiência na organização de grupos, com clientes nacionais e em território português, foram dados os primeiros passos no Turismo de Importação, tendo como mercados interlocutores privilegiados a França, a Bélgica e Espanha.

É atingido pela empresa um volume de negócios de cerca de 5.000.000 Euros.

São organizadas pela empresa as primeiras “ Viagens de Familiarização” .

Passou a ser publicada periodicamente uma brochura, que continha algumas sugestões de viagens ou peregrinações, distribuída em todo o território nacional .

A Paxtur passa a ser elemento fundador de uma associação limitada de agentes de viagens – HCT – , tentando assim incrementar o seu peso negocial junto de fornecedores e prestadores de serviços.

DÉCADA DE 2000

Com a passagem do Milénio a Paxtur optou por uma especialização direccionada ao Outgoing , não descurando no entanto a operação pontual de serviços de Incoming .

A HCT tomou a designação de GO4 Travel (depois de fusão com associação análoga) tentando assim uma implementação nacional com os mais de 40 pontos de venda que os seus sócios representavam.

DÉCADA DE 2010

Com o falecimento dos sócios fundadores, a empresa passou para as capazes mãos do sócio-gerente que leva mais de 30 anos de experiência no ramo e está na empresa desde o seu início. Desde então, tem levado a cabo o trabalho iniciado pelos fundadores da empresa, mantendo sempre como foco a integridade e a satisfação do cliente. 

      Nesta década, a empresa fortaleceu as parcerias que já tinha e estabeleceu novas relações comerciais.

      Apesar da mudança de sócios, os valores da empresa mantêm-se os mesmos, tendo como principal foco a satisfação do cliente.