Todas as Viagens >> Turismo Religioso >> Polónia e Ucrânia

Detalhes da Viagem

Polónia e Ucrânia

Visitando: Varsóvia, Czestochowa, Aushwitz, Cracóvia, Wadowice, Minas de Sal, Nowa Huta, Lancut, Lviv, Pochaiv, Kiev

 

1º Dia – Lisboa ou Porto / Varsóvia

Em hora a indicar comparência 120mn antes da hora a indicar para o embarque. Cumprimento das formalidades, assistido por um Delegado da Paxtur, e viagem com destino a Varsóvia, mudando avião numa cidade intermédia. Chegada, desembarque. Encontro com o guia e transporte ao restaurante para almoço. De tarde visita da cidade, orientada por guia local a falar português, com especial destaque para: monumento ao Grande Poeta Polaco Mickievice, Palácio da Ciência, Parque e Monumento ao Grande Compositor Frederic Chopin, monumento aos Heróis da Polónia, Praça do Mercado com oportunidade de percorrer a parte antiga da cidade, que nos mostrara como foi Varsóvia antes da sua destruição na 2º Guerra Mundial. No final transporte ao hotel. Instalação, jantar e alojamento.

2º Dia – Varsóvia / Czestochowa / Aushwitz / Wadowice / Cracóvia

Após o pequeno-almoço no hotel viagem para Czestochowa, importante centro de peregrinação Mariano. Chegada e tempo para admirar o Mosteiro de Jasna Gora, com a imagem da Virgem Negra de Czestochowa, que data de há cerca de 600 anos. Acolhendo milhares de peregrinos todos os anos é o maior centro de peregrinações da Polónia e um dos principais da Europa. Prosseguimento para Aushwitz. Visita ao Campo de Concentração Nazi, símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo. No que chegou a ser um conjunto de vários campos de concentração, que funcionou de 1940 a 1945, pereceram mais de um milhão de pessoas, entre as quais o Beato Maximiliano Kolbe. No final da visita prosseguimento para Wadowice, terra natal do Papa João Paulo II. Visita da sua casa natal e continuação para Cracóvia. Almoço durante as visitas. Ao fim da tarde chegada a Cracóvia. Instalação, jantar e alojamento no hotel.

3º Dia – Cracóvia

Após o pequeno-almoço saída para visita da cidade, orientada por guia local a falar português, percorrendo a zona antiga onde se encontra a Universidade – Museu, que data de 1364, e foi fundada por Copérnico (astrónomo polaco cujas teorias formaram a base da Astronomia moderna). Destaque ainda para a Praça Central, a Catedral dos Panos, do séc. XV, a Igreja Mariana (onde a todas as horas soa uma corneta cujo toque é sempre interrompido em memória do corneteiro cuja garganta foi trespassada por uma seta, em 1241, quando alertava a cidade do ataque dos Tártaros), a Catedral, antiga Sé do Cardeal Wojtyla (que foi o Papa João Paulo II) que conserva ainda os túmulos de Reis Polacos e os de S. Estanislau, padroeiro do País, e do Nacionalista Kosciuzako. Almoço durante as visitas. Regresso ao hotel ao final da tarde. Jantar e alojamento.

4º Dia – Cracóvia / Minas de Sal / Nowa Huta / Lagiewniki / Cracóvia

Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar partida em direcção a Wieliczka, para visita às famosas minas de sal, um labirinto de túneis de cerca de 300 km de comprimento, distribuídos por nove níveis, estando o mais profundo a 327 metros abaixo do nível do solo. As minas foram consideradas pela UNESCO como Herança Cultural do Mundo. A visita inclui ainda a capela da Consagrada Kinga e o museu. Depois continuação para Nowa Huta. Visita da famosa Igreja de Arka, construída como símbolo da resistência contra o comunismo. Prosseguimento para visita ao Santuário de Lagiewniki. Nascida numa aldeia polaca e baptizada com o nome Elena, Santa Faustina Kowalska era a terceira de 10 filhos de Mariana e Estanislau Kowalski. Em Agosto de 1925 entra na Congregação das Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia, escolhendo o nome Maria Faustina. Morreu com 33 anos em Cracóvia. Beatificada na 1993, fui proclamada Santa no ano 2000 pelo João Paulo II. As suas relíquias estão neste Santuário da Misericórdia Divina, que agora visitaremos. Almoço durante as visitas. No final regresso ao hotel, jantar e alojamento.

5º Dia – Cracóvia / Lancut / Lviv

Pequeno-almoço no hotel. De manhã saída em direcção a Lancut. Chegada e almoço em restaurante local. De tarde visita de Lancut, onde visitará o palácio, em excelente estado de conservação, edifício dos inícios do XVII com posteriores remodelações. Rodeado por uma série de fortificações, com bastiões, inclui um museu cujo interior alberga um sem número de pinturas, esculturas e objectos de arte de todos os tipos. O museu das carruagens, instalado nos antigos estábulos, detém uma das maiores colecções de carruagens de toda a Europa. Todo o conjunto é rodeado por um magnífico parque do séc. XIX junto ao qual se encontra a Sinagoga, do séc. XVIII. Depois prosseguimento para a fronteira Polónia / Ucrânia e continuação para Lviv. Esta cidade é uma verdadeira pérola da Europa Oriental, a cidade parece um museu ao ar livre com os seus 2 mil monumentos históricos, arquitectónicos e culturais. Grande parte da cidade encontra-se na lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Instalação, jantar e alojamento no hotel.

6º Dia – Lviv

Pequeno-almoço e visita da cidade, incluindo: a Catedral Católica Romana, construída no séc. XIV, e depois reconstruída, onde elementos góticos foram substituídos por outros de influência barroca. Esculturas e pinturas de famosos pintores e escultores embelezam a Catedral. Até aos finais do séc. XVIII existiu, contiguamente, um cemitério contendo inúmeras capelas, chegando aos dias de hoje apenas as mais valiosas. Na Capela de Boyim o seu interior é notado pela riqueza dos ícones em relevo e pela decoração escultural. A Praça do Mercado (Ploshcha Rynok), ocupa um lugar de destaque na arquitectura civil de Lviv. Um total de 44 edifícios, albergando uma variedade de estruturas desde o Renascimento ao Barroco, circunda os quatro lados da praça. A Igreja Dominicana, construída entre 1475 a 1764, é uma das mais magníficas estruturas barrocas em Lviv. O seu interior contém muitas obras de arte do séc. XVI, autênticas preciosidades. Visita também à Universidade. Almoço em restaurante local. De tarde visita à floresta de Shevchenkivskyi Hai, um dos mais pitorescos locais de Lviv. Aqui encontraremos o Museu ao Ar Livre do Povo e dos Costumes, representativo da importância, para a vida em comum no país, da arquitectura e dos diferentes utensílios de madeira. Mais de 10 mil utensílios encontram-se expostos, oriundos de várias zonas geográficas da Ucrânia. No final, regresso ao hotel. A hora a indicar localmente transporte para um restaurante jantar. Regresso ao hotel. Alojamento.

7º Dia – Lviv / Pochaive / Kiev

Após o pequeno-almoço saída para a região de Volyn, onde, em Pochaive, visitaremos o Sviato-Uspenska Pochaivska Lavra, um dos maiores locais de peregrinação do mundo ortodoxo. Aqui encontramos o complexo do mosteiro ortodoxo. O maior da região e o segundo maior de toda a Ucrânia, tendo como centro de atenções e peregrinação a Catedral da Dormição.  Entre as suas inúmeras relíquias encontra-se a pegada da “Mãe de Deus”, a água curativa, e o miraculoso ícone da Abençoada Mãe de Deus. Após a visita prosseguimento para Kiev. Passando por vários lagos de inigualável beleza. Existem mais de 300 lagos naturais e 22.000 artificiais na Ucrânia assim como muitas explorações de água mineral e lamas medicinais que são usadas para tratar muitas doenças. Ucrânia tem 5 parques nacionais, 15 reservas protegidas e muitas aéreas menores tais como parques rurais, parques urbanos entre outros protegidos por lei. Almoço em restaurante durante o trajecto. Chegada ao final da tarde a Kiev. Instalação, jantar e alojamento no hotel.

8º Dia – Kiev

Pequeno-almoço no hotel e saída para visita de dia inteiro desta antiga cidade que é uma verdadeira mistura do antigo com o contemporâneo. Durante a visita vemos: a colina Starokyivska, onde foi construída a primeira fortaleza de Kiev e onde agora se pode ver os restos destas primeiras construções; descida de São Andrés – rua tortuosa, na maioria só para os pedestres, é Montmartre de Kiev, com muitas galerias comerciais, lojas de antiguidades e galerias de arte em prédios do fim do século XIX; a Igreja de São Andrés – maior igreja barroca de Kiev; a Porta de Ouro de Kiev é uma histórica entrada nas antigas muralhas de Kiev. O Monumento de príncipe Volodymyr que introduziu o cristianismo em Kiev no ano de 988, o monumento de Taras Shevchenko; Catedral de São Volodymyr construída no ano 1882 no estilo neo-bizantino, é aqui onde trabalharam os famosos pintores: Vasnetsov, Nesterov, Vrubel e Pimonenko. Palácio Mariyinsky – pitoresco bairro barroco à beira do rio Dnieper. O Palácio é a residência oficial cerimonial do Presidente da Ucrânia. Passeio pela avenida principal de Kiev – Kreshchatik, o passeio por esta artéria é indispensável para poder conhecer melhor a vida desta cidade, admirando a arquitectura, pontes e flores das famosas árvores de castanha de Kiev. Os prédios do Parlamento Ucraniano, Governo Ucraniano, Universidade Nacional e a Ópera Nacional. O prédio mais importante é da Catedral de Santa Sofia com as suas treze cúpulas azuis e douradas, construída durante a primeira metade do século XI. Vemos também a Praça de Independência. Almoço durante as visitas. Jantar em restaurante local. Transporte ao hotel e alojamento.

9º Dia – Kiev / Lisboa ou Porto

Pequeno-almoço no hotel. Pela manhã visita ao Mosteiro de Cúpulas Douradas, inscrito na lista Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Almoço. A hora a determinar transporte para o aeroporto. Cumprimento das formalidades de embarque e partida em avião com destino a Lisboa ou ao Porto, mudando de avião numa cidade europeia.

Fim da Viagem e dos Nossos Serviços

Pretendo obter informações para me inscrever individualmente nesta viagem    ou

Pretendo obter informações para organizar viagem de grupo em itinerário idêntico