Todas as Viagens >> Turismo Religioso >> ITALIA – Circuito

Detalhes da Viagem

(Sugestão de Itinerário)

ITALIA – Circuito

Vistando: VENEZA, PÁDUA, FLORENÇA, SIENA, ASSIS, CÁSSIA, ROMA, CASTEL GANDOLFO, TIVOLI

1º Dia – Local de Partida / Veneza

A hora e em local a indicar, comparência no aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque, prestadas pelo guia que acompanhará a viagem, e partida, em voo com mudança de avião, para Veneza. Chegada desembarque, recolha das malas e transporte ao restaurante. Almoço. De tarde viagem em “vaporetto” até ao centro de Veneza. Depois, visita a pé da monumental cidade de Veneza, podendo assim admirar a Praça e Basílica de S. Marcos, o Palácio Ducal, o Grande Canal, a Ponte dos Suspiros, etc. A hora a indicar localmente, regresso, de novo em “vaporetto”, ao parque dos autocarros. Transporte ao hotel em Veneza Mestre. Instalação, jantar e alojamento.

2º Dia – Veneza/ Pádua / Florença

Pequeno-almoço no hotel e saída para Pádua. Visita da Basílica de Santo António, com as suas maravilhosas cúpulas bizantinas, onde numa das criptas se encontra o túmulo e algumas relíquias deste Santo nascido em Lisboa. Celebração da Eucaristia. Pelas 11h30 partida e início da viagem que nos levará até Florença. Almoço em percurso (Ferrara). Chegada a Florença pelas 16h00. Depois, visita a esta bela cidade, orientada por guia local falando português ou espanhol, conjunto de várias formas de beleza onde se mistura harmoniosamente a Arte e a Vida. Berço do Renascimento, cidade de Dante, Machiavel, Giotto, Michellangelo, Leonardo da Vinci e tantos outros, aqui se destacam a Catedral, o Baptistério e as suas portas de bronze, a Igreja de Sta Cruz, a Ponte Vecchio, a Praça de La Signoria, etc, Instalação, jantar e alojamento no hotel.

3º Dia – Florença / Siena / Assis

Pequeno-almoço no hotel e partida em direcção a Siena. Tempo para giro por esta importante cidade medieval, cuja Catedral é uma das criações mais importantes da arte gótica italiana. Destacamos a Praça do Campo, em forma de concha, onde todos os anos nos dias 2 de Julho e 16 de Agosto têm lugar as mais importantes manifestações públicas da cidade: “Il Palio”, que consiste em torneios de cavalos, precedidos por Procissão Histórica, sendo a primeira em honra de Santa Maria de Provenzano e a segunda em honra da Assunção de Maria, que é a Padroeira de Siena. Tempo ainda para visita ao Santuário e Casa de Santa Catarina, Padroeira de Itália e Doutora da Igreja, que nasceu nesta cidade em 25 de Março de 1347, filha de um tintureiro e de uma dona de casa, e que foi canonizada em 1461,declarada Santa Padroeira de Itália em 1939 e Doutora da Igreja em 1970. Almoço. A hora a indicar prosseguimento para Assis. Chegada e giro por esta magnífica cidade construída em pedra cor-de-rosa. As suas ruelas medievais, num extraordinário estado de conservação, mostram-nos as varandas decoradas com flores. Visita da Basílica de S. Francisco onde além das relíquias do Santo poderá admirar um dos mais belos conjuntos de frescos de todo o mundo. Celebração da Eucaristia. Instalação, jantar e alojamento no hotel.

4º Dia – Assis / Cáscia / Roma

Pequeno-almoço no hotel e visita da Basílica de Santa Maria dos Anjos. Depois, a hora a indicar localmente viagem para Cáscia. Celebração da Eucaristia. Almoço. De tarde tempo para visita ao Santuário dedicado a Santa Rita, conhecida como Santa dos casos impossíveis e desesperados. A hora a indicar localmente prosseguimento da viagem para Roma. Chegada ao fim da tarde. Instalação, jantar e alojamento no hotel.

5º Dia – Roma

Pequeno-almoço no hotel. Este dia é dedicado a conhecer a herança patrimonial da Roma antiga – enquanto capital do Império Romano, centro político, social, cultural – mas também a herança espiritual – enquanto centro religioso, onde a nova fé cristã construiu os seus alicerces, propagando-se pelos quatro cantos do mundo. Atravessando de novo o Tibre, vamos agora ao encontro do vastíssimo património que o império Romano deixou à actual cidade. Chegando à Piazza Venezia deparamo-nos com um dos maiores espectáculos de monumentalidade no mundo: por um lado, um sem-fim de ruínas que nos transportam no tempo e nos fazem reviver o antigo forum romano de Roma; por outro lado, na colina sobranceira a esta praça, o monumento, dedicado a Victor Emmanuelle II, que personificou a unificação de Itália no sec. XIX – o Altar da Pátria. Seguindo pela Via dei Fori Imperiali, encontramos o Colosseo, outro antigo polo da herança romana famoso pelas brutais lutas de gladiadores. Ainda nesta zona vemos o Arco de Constantino e o Circus Maximus. Almoço em restaurante local. Na parte da tarde retomamos o tema da espiritualidade e aproveitamos para conhecer os locais mais importantes da história do Catolicismo: a Basílica de São Paulo Extramuros, sepulcro do santo apóstolo com o mesmo nome, as catacumbas, locais escuros e escondidos, refugio dos primeiros cristãos que chegaram a Roma, que, apesar de impedidos de praticar a sua fé, se reuniam em comunidade para juntos prestarem culto a Jesus Cristo. Estas catacumbas foram as “vias” pelas quais o cristianismo se propagou por Roma e pelo ocidente – foram as igrejas e as habitações, os cemitérios e as fortificações dos primeiros cristãos. Ao fim da tarde visitaremos ainda as Catacumbas de São Calisto, onde poderão visitar a Cripta dos Papas, nos quais se encontram enterrados nove papas e vários bispos. Visita à Cripta de Santa Cecília, dedicada à jovem Cecília, mártir cristã, cujo corpo foi aqui encontrado. Possibilidade ainda de observar os cinco cubículos dos Sacramentos, assim chamados pelos seus frescos representando o Baptismo e a Eucaristia. Depois , transporte à Igreja de Santa Maria da Vitória, ou Basílica de Santa Maria da Vitória, igreja titular e basílica menor, dedicada a Nossa Senhora, famosa por abrigar a obra-prima de Gian Lorenzo Bernini, a estátua do “Êxtase de Santa Teresa“. Celebração de Missa. Regresso ao hotel ao fim da tarde. Jantar e alojamento.

6º Dia – Roma / Tivoli / Roma

Pensão Completa. Pela manhã visitaremos o coração da igreja Católica, uma cidade-estado dentro de Roma – o Vaticano. Já na margem direita do Tibre passamos pelo Castelo Sant’Angelo até chegarmos dentro das muralhas da cidade do Vaticano. Visita aos Museus Vaticanos, reconhecidos como património único da Humanidade, Capela Sistina e interior da Basílica de São Pedro. Começaremos por admirar os Museus Vaticanos, nos antigos palácios papais, o grande Pátio da Pinha, a Sala da Cruz, as galerias (dos candelabros, das tapeçarias e dos mapas), a sala Sobiesky e da Imaculada, entrando finalmente na Capela Sistina, obra-prima de Miguel Ângelo. Poderemos admirar os frescos, completamente restaurados e de volta ao seu antigo esplendor, retratando o Génesis e o Juízo Final. Terminaremos com a visita da Basílica de São Pedro, a maior basílica do mundo, cuja superfície ultrapassa os 15.000 metros quadrados (e onde se encontra a mundialmente famosa escultura “Pieta”, também de Miguel Angelo) e da Praça de São Pedro, centro da cristandade. Almoço. De tarde prosseguimento das visitas com a Colina de Esquilino onde poderemos admirar a Basílica de Santa Maria Maior, também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves. Foi construída entre 432 e 440, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus. Prosseguimento para Scala Santa (Escada Santa) onde durante séculos peregrinos católicos subiram de joelhos, em acto de penitência, as mesmas escadas (originalmente em Jerusalém) que Jesus várias vezes subiu e desceu levado por Pilatos durante sua Paixão Dolorosa. Esse lugar sagrado, que é mantido pela Ordem dos Passionistas, foi considerado por muitos Papas como o lugar mais santo na Terra. A Basílica de São João de Latrão, Catedral do Bispo de Roma (o Papa), é considerada a “mãe” de todas as igrejas do mundo. Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as outras igrejas, inclusive da Basílica de São Pedro. Finalizaremos depois a visita com Via Appia antes de nos dirigirmos ao Tivoli para admirar os seus preciosos jardins. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.

7º Dia – Roma (Audiência Papal) / Local de partida

Pequeno-almoço no hotel e transporte à Praça de São Pedro, no Vaticano. Assistência à Audiência Papal de Sua Santidade o Papa Francisco (condicionada à presença de Sua Santidade em Roma e à realização da mesma). No final transporte a Fiumicino. Almoço. Depois, transporte ao aeroporto. Cumprimento das formalidades de embarque e partida com destino ao Local de Partida. Chegada, desembarque. 

Mínimo de 20 participantes

Pretendo obter informações para organizar viagem de grupo em itinerário idêntico