Detalhes da Viagem

(Sugestão de Itinerário)

INDIA

DELHI, AGRA, FATEHPUR SIKRI, SAMODE, JAIPUR, FORTE DE AMBER, GOA, BOMBAIM

 

1º Dia – LOCAL DE PARTIDA/ DELHI

A hora e em local a indicar comparência no aeroporto 2 horas antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque, prestada por um Delegado Paxtur, e viagem, com mudança de avião numa cidade intermédia, com destino a Delhi. Refeições a bordo. Chegada, desembarque e transporte para o hotel. Alojamento.

2º Dia – DELHI

Pequeno-almoço no hotel. Depois, saída para visita, orientada por guia local, desta imensa cidade podendo assim conhecer as partes antiga e moderna de Delhi. Admiraremos o Raj Ghat, onde Mahatma Gandhi foi incinerado, o magnífico Forte Vermelho – entrada incluída (palácio fortaleza dos antigos imperadores mongóis) considerado Património da Humanidade, Jama Masjid – entrada incluída – (a maior mesquita na Índia e a segunda do Mundo). Almoço durante as visitas. Na zona mais moderna da cidade, resultado de uma harmonia entre o antigo do tempo dos imperadores mongóis e as novas construções e alamedas dos tempos do Império Britânico, destacaremos a Porta da Índia, monumento nacional situado no coração de Nova Deli, que homenageia os soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial e nas Guerras anglo-afegãs. Neste  «arco do triunfo» encontraremos inscritos os nomes destes soldados, 85 000 no total. Admiraremos ainda os edifícios do Parlamento e a Rashtrapahti Bhawan, residência presidencial. Durante a visita pararemos ainda no célebre Minarete Qutub – entrada incluída –, a torre mais alta, em pedra, da Índia e no Mausoléu de Humayun – entrada incluída – o segundo imperador mongol. Diz a lenda que este túmulo terá sido mandado construir pela esposa Haji Begum e que nele terá sido inspirado, posteriormente, o desenho do Taj Mahal; ainda hoje há quem defenda que com ele rivaliza em beleza. Regresso ao hotel ao fim da tarde. Jantar e alojamento.

3º Dia – DELHI / AGRA

Após o pequeno-almoço viagem para Agra. Chegada e almoço. Agra, aquando do domínio mongol, atingiu o seu auge sendo um centro de arte, ciência, comércio e cultura. Durante a nossa visita conheceremos, entre outros, os dois pontos mais significativos desta localidade. Um deles, a mais importante visita de Agra e provavelmente de toda a Índia, é o Taj Mahal, o monumento indiano mais famoso fora e dentro de suas fronteiras – entrada incluída. Começaremos por visitar esta preciosidade, com transporte em coches puxados cavalo, desde a entrada principal até ao monumento. Considerado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a beleza e a harmonia deste Mausoléu de mármore branco, salpicado de incrustações de pedras preciosas e semi-preciosas, transportam o visitante a um mundo mágico indescritível. Prosseguindo as visitas pararemos no majestoso Forte de Agra – entrada incluída, antiga residência dos imperadores mongóis, considerado como o forte mais importante da Índia. Visita ao túmulo de mármore branco de Itmad-Udullah, também conhecido como “caixa de jóias” por estar incrustado com pedras semi-preciosas. Transporte ao hotel. Instalação, jantar e alojamento.

4º DIA – AGRA / FATEHPUR SIKRI / JAIPUR

Pequeno-almoço no hotel e saída em direcção a Fatehpur Sikri, classificada pela UNESCO, por todo o seu imponente conjunto arquitectónico de fusão de estilo islâmico e hindu, como Património da Humanidade. Fundada nos finais do século XVI pelo Imperador Akbar, foi outrora capital mongol, durante 14 anos, acabando por ser abandonada devido à falta de água. Hoje encontra-se desabitada tendo-se transformado num autêntico museu em pedra. Aqui destacam-se as belas construções de Jama Masjid – considerada como uma cópia da mesquita de Meca, o Diwan-ikhas, Diwan-i-aam, Panch Mahal e outros palácios. Após a visita, continuação da viagem até Jaipur. Almoço em percurso. Chegada, breve tempo livre. Instalação, jantar e alojamento.

5º DIA – JAIPUR / SAMODE / JAIPUR

Após o pequeno-almoço saída para Samode. Damos início ao Safari em jeep através da Cordilheira rochosa de Aravalli, onde terão oportunidade de desfrutar da belíssima mas árida paisagem do deserto e seu caleidoscópio de cores proporcionado pelos turbantes, trajes e jóias usados por homens e mulheres locais. Entre dunas, zonas áridas e campos verdes e os admiráveis fortes que ponteiam a paisagem, será, sem dúvida, uma viagem única pela verdadeira Índia, inalterada pelos tempos. Admiraremos o excepcional palácio. Almoço. Regresso a Jaipur, capital do Estado do Rajastão, a lendária terra dos Marajás. As suas poderosas e ricas dinastias de poder incontestado durante séculos, associadas aos gostos de príncipes de clamorosos excessos, levou a um fausto de sumptuosos palácios e fortes que nos reportam a fábulas das “Mil e Uma Noites”. Conhecida como a “cidade rosa” pela cor da pedra utilizada nas suas construções, foi edificada pelo Marajá Jai Singh II, segundo o antigo Tratado da Arquitectura conhecido como Shilpa Shastra. Visita ao Templo Birla, também conhecido como Lakshmi-Narayan Mandir. Situado no sul de Jaipur, é um edifício de três cúpulas de mármore branco, construído a mando da família Birla, uma das maiores dinastias da indústria da Índia. Visita ainda ao Palácio Imperial. Jantar e alojamento no hotel.

6º Dia – JAIPUR / FORTE DE AMBER / JAIPUR

Pequeno-almoço no hotel e excursão a Amber que foi a capital do Rajastão durante seis séculos. Está rodeada pelas montanhas fortificadas com restos de muralhas de estilo Rajput, cujas silhuetas recordam vagamente o aspecto da Grande Muralha da China. Visitaremos o Palácio do Forte, sobre uma colina, que começa com uma interessante experiência: junto ao pequeno Lago Maota, irá ser transportado por elefantes, tipicamente enfeitados segundo o costume antigo da corte. Chegada ao palácio, magnifico exemplo da arquitectura Rajtup, com belos jardins. Vai poder visitar as principais salas, muito bem conservadas, tais como a sala de audiências e dos espelhos. Almoço. Regresso a Jaipur. Depois visita panorâmica nos típicos “Rickshaws” à zona comercial de Jaipur, autêntico labirinto fascinante de bazares fervilhantes de actividade, rica em cheiros e cores. No final visita ao observatório – entrada incluída. Jantar e alojamento no hotel.

7º Dia – JAIPUR / GOA

Pequeno-almoço no hotel. Transporte para o aeroporto e partida para Goa. Assistência à chegada e transporte para o hotel. Localizada na costa do mar da Arábia, Goa é considerada um paraíso tropical com belas praias e influências portuguesas que se expressam, nomeadamente nos nomes, na comida, na religião, nas casas e antigas igrejas. Almoço tardio à chegada. Breve tempo livre. Jantar e alojamento no hotel.

8º Dia – GOA

Pequeno-almoço no hotel. Este dia será dedicado à visita desta possessão portuguesa no passado, podendo admirar alguns dos mais importantes monumentos. Esta cidade, que hoje conta com aproximadamente cinco mil habitantes e que foi até 1759 a capital do Império Português do Oriente, chegou a ter 300 mil habitantes e uma dimensão semelhante à de Lisboa, sendo na altura conhecida como “A jóia das Índias” ou a “Roma do Oriente”. Mas da Velha Goa, considerada como “o maior e mais esplendoroso conjunto arquitectónico de igrejas que Portugal construiu”, o que levaria a que fosse classificada pela UNESCO Património Mundial, pouco resta para além das igrejas, capelas e conventos. A meio do séc. XVIII caiu sobre a região uma série de epidemias que, associado ao assoreamento do rio Mandovi, levou o vice-rei a transferir a sua residência para Panjim (actual Panaji). Seguiu-se o declínio e posterior abandono do local. Da Velha Goa visitaremos apenas os três maiores templos: a imponente Sé Catedral, a maior igreja da Ásia, com 14 altares, um corredor de 8 metros e 5 sinos (incluindo um sino de ouro), a Basílica do Bom Jesus, onde se encontram os restos mortais do Missionário S. Francisco Xavier e a Igreja de S. Caetano famosa pela sua talha dourada e uma réplica da Praça de S. Pedro em Roma. Admiraremos a Porta de Goa e visitaremos o forte Aguada, construído em 1612 para proteger os barcos que fundeavam para fazer aguada. Admiraremos também bonitas casas com as suas varandas indo-portuguesas típicas. Visita da capital do estado de Goa, Panaji, que se encontra na foz do rio Mandovi. Passeio a pé até ao bairro das Fontainhas, onde podemos encontrar, ainda nos nossos dias, a influência portuguesa. Visita do Museu de Arqueologia – entrada incluída. Ao final da tarde, início de um agradável cruzeiro no rio Mandovi com jantar e espectáculo animado. Durante este passeio poderá usufruir da vista da Igreja e do Forte dos Reis Magos e ainda do Cabo Raj Bhavan. No final, regresso ao hotel. Alojamento.

9º Dia – GOA / BOMBAIM

Pequeno-almoço no hotel. Formalidades de embarque e partida em avião, com destino a Bombaim. Inicialmente tomada pelos portugueses, foi presente para a coroa inglesa aquando do casamento de Charles II com D. Catarina. Hoje, além de um movimentado porto, é uma cosmopolita cidade comercial e industrial, lar de “Bollywood” (Hollywood da Índia) e a maior cidade da Índia. Chegada. Visita de Bombaim, com destaque para: Dhobi Ghats; Mani Bhawan (memorial de Gandhi), a casa onde Gandhi ficou nas suas primeiras visitas à cidade, foi preservada e podemos observar várias cenas da vida de Gandhi; Malabar Hill, através da Torre do Silêncio (construção de pedra redonda em que os Parsis colocam os seus mortos para serem comidos pelos urubus) e os Jardins Suspensos; Templo Jain, construído em mármore e dedicado ao primeiro Tirthankara Jain. Continuação pela Marina Drive, boulevard em frente ao mar, com passagem pela Victoria Terminus (Chhatrapati Shivaji Terminus), com os seus frisos esculpidos em pedra e vitrais; a Rajabai Tower, torre de relógio com 85 metros, o topo da cúpula é ornamentada com estátuas que representam as 16 diferentes castas indianas. Almoço. De tarde, iremos até à Porta da Índia, onde embarcaremos numa lancha, que nos levara até as escavações da Ilha Elefanta, onde podemos apreciar a beleza de um templo hindu escavado dentro das rochas. Regresso de lancha à Porta da Índia e visita. No final transporte para um restaurante local para jantar. Em hora a determinar, transporte para o aeroporto.

10º Dia – BOMBAIM / LOCAL DE PARTIDA

Cumprimento das formalidades de embarque e partida com destino a Portugal, mudando de avião numa cidade intermédia. Chegada, desembarque.

Fim da viagem e dos nossos serviços

 

Mínimo de 20 participantes

 

Pretendo obter informações para organizar viagem de grupo em itinerário idêntico